Museu do mel e da apicultura

O Museu do Mel e da Apicultura, foi inaugurado em 01 de Março de 2012, em Macedo de Cavaleiros e festejou este ano a sua primeira primavera.

Muitas são as pessoas que já doaram alguns dos seus objetos apícolas mais antigos e que para eles já não tinham interesse mas que ficaram felizes por pode-los ver expostos no Museu do Mel, o qual nos agradecemos muito.

 

Este museu além de algumas antiguidades, tem alguma informação e tem sempre alguém disponível para poder falar um pouco sobre as abelhas, os produtos da colmeia, os benefícios para a saúde no consumo destes produtos e a apicultura em geral, tem também sempre provas de mel, pólen, rebuçados e podem sempre experimentar um creme à base dos produtos da colmeia, como por exemplo o creme de mãos de mel e limão.

  

Muitos são os produtos com base nos referidos produtos da colmeia que podem conhecer neste espaço museológico.

Como este espaço é composto por duas vertentes falta falar do museu vivo, onde as pessoas podem ver o trabalhar das abelhas com toda a segurança através de um vidro ou os mais aventureiros, vestirem um fato de proteção e ir ver de perto as abelhas e abrir uma colmeia por exemplo.

 

Pois neste último ano várias centenas de adultos e de crianças passaram no Museu do Mel, superando as espectativas da gerência.

 

É muito bom olhar para trás e ver que cada dia que passa mais pessoas têm curiosidade de conhecer as abelhas, e saberem sempre mais, sobre a vida fascinante deste bichinhos, e os produtos da colmeia.

O que mais nos fascinam são as crianças, algumas de tenra idade, ainda bem pequeninos, já querem saber donde vem o mel, e querem sempre voltar, e quando voltam e se pergunta de onde vem o mel, eles sabem, e estas crianças vão para casa falar do mel e das abelhas e mais tarde fazem uma visita já com os pais, fomentam o interesse nos adultos.


É gratificante sabermos que estamos no caminho certo e que as pessoas têm interesse em visitar o Museu para saberem mais sobre as abelhas, que nos dão o néctar dos deuses e todos os produtos da colmeia, incentivando ao consumo e ajudando a passar a palavra para aumentar o consumo do mel, pólen, própolis, geleia real e veneno de abelha, mas mais variadas foram, este é o principal objetivo do Museu do Mel.

 

Venham conhecer este mundo do qual ficaram certamente encantados.

Um grande obrigado a todos que nos doaram os seus artigos e todos que de uma ou outra forma ajudam o museu a crescer todos os dias.

  

Bem ajam a todos que já visitaram o museu, e nos fazem crescer.

 

A gerência do Museu e da Macmel