Sabias que para obter meio kg de mel são precisas mais de 500 abelhas

heading_title

Arbustos, árvores de fruto e espécies florestais fazem parte da “ementa” das abelhas, como por exemplo o rosmaninho (Lavandula stoechas), a urze (Erica umbellata), o castanheiro (Castanea sativa), o alecrim (Rosmarinus officinalis), o medronheiro (Arbutus unedo), a soagem (Echium plantagineum), o poejo (Mentha pulegium), a laranjeira (Citrus sinensis), o eucalipto (Eucalyptus spp) e o girassol (Helianthu sannuus).

 

Estas espécies dão origem a méis monoflorais – como o de Rosmaninho, Urze ou Castanheiro – ou multiflorais, de acordo com a tipificação da origem do mel português por tipo floral, feita pelo Programa Apícola Nacional 2017-2019, que identifica também as espécies mais relevantes em cada região do continente.

Além de serem fontes de pólen e de néctar, estas espécies são também fontes de melada, uma substância excretada por alguns insetos que se alimentam da seiva das plantas e que as abelhas recolhem e guardam por conter uma riqueza pouco comum em açúcar – quase 90%. Estas três matérias-primas naturais permitem obter mel de diferentes origens botânicas.

Uma colónia recolhe cerca de 25 kg de pólen e 200 kg de néctar por ano. O processamento desta quantidade de néctar dá origem a cerca de 70 kg de mel, revela o Guia Prático da Biologia da Abelha.

 

Uma abelha vive em média 4-5 meses e produz durante toda a vida menos de uma colher de chá de mel. Para obter meio kg de mel são precisas mais de 500 abelhas.