Alimentação de colmeias

Alimentação manutenção ou estimulante?


        Manutenção:

A alimentação de manutenção serve principalmente para manter as colmeias até o momento da produção, este tipo de alimentação não vai fazer as abelhas “explodir” em criação mas sim manter o efetivo presente na colmeia.

A alimentação de manutenção deve ser dada até +/- 40 dias antes da data prevista de início da floração na sua área de residência. 

Para alimentação de manutenção a abelhas aconselhamos os seguintes:

Apifonda

Apicar

Apicar pro


        Estimulação:

A alimentação estimulante vai fazer as abelhas “explodir” em criação e aumentar rapidamente a população da colmeia fazendo com que esta esteja preparada para a produção com muitas mais abelhas.

Este alimento deve ser dado as colmeias +/- 40 dias antes da data prevista de início de floração.

Para colocar o alimento de estimulação deve colocar um alimentador na colmeia 

Para alimentação de estimulação a abelhas aconselhamos os seguintes:

Beecomplet

Apicar liquido

Apiinvert


Em suma os dois tipos de alimento acabam por se completar e é essencial conhecer a o tipo de plantas que tem na sua área bem como as datas “normais” de floração das mesmas para poder preparar as colmeias.


Nota: as colmeias quando estimuladas ficam com mais população o que implica mais acompanhamento por parte do apicultor, ex: se o tempo vier ruim pode ser preciso alimentar para garantir que as abelhas não vão reduzir a população mesmo antes da floração.

Uma estimulação bem feita vai aumentar a produção em até 30 %


Para tomar uma decisão de forma correta é preciso conhecer a vegetação da área e acompanha a previsão do tempo a médio prazo