Obreira


A abelha obreira é responsável pela maioria das tarefas na colmeia, desde a produção de mel, cera, própolis, geleia real defesa da colônia, limpeza, produção de calor, ventilação, etc.

A obreira nasce de um ovo fecundado posto pela rainha, este vai nascer ao fim de 3 dias e durante mais 3 dias será alimentado com Geleia Real, após isso será alimentado com mel e pólen até ao 10 dia, dia em que é fechado o alvéolo e a pequena pupa se vai transformar em abelha nascendo ao 21 dia do alvéolo já sendo uma abelha. 

Após o nascimento a jovem abelha vai passar uns dias dentro da colmeia a realizar trabalhos como limpeza e alimentação das jovens larvas, iniciando depois uma série de voos de orientação para marcar na memoria a localização da colmeia.

Após ter “georreferenciado” já pode iniciar os trabalhos de recolha no exterior indo buscar principalmente néctar, pólen e água, mas também uma serie de outras coisas como resinas de arvores para produção de própolis, sais minerais, etc.

Cada colmeia dependendo do tamanho do enxame (e da época do ano) tem entre 20 a 60 mil abelhas obreiras. 

O período de vida delas no período de maior trabalho é de cerca de 40 dias, acabando por desgastar as assas e não conseguir voar. 

É a única abelha que pode picar, são elas que protegem as colmeias de ameaças muitas vezes a vida pois ao picar perdem o ferrão ficando este agarrado a pele do invasor e continuando a ejetar mais veneno. 

Durante um dia de trabalho a abelha pode fazer até 40 voos entre a colmeia e as áreas de coleta, trazendo cerca de 4/5 gramas de néctar em cada viagem

Durante esse dia elas podem visitar até 1000 flores diferentes sendo assim as abelhas o principal agente de polinização contribuindo para a produção de 70 % de todos os alimentos do mundo. 

Todos as flores num raio de 3 quilómetros para cada lado da colmeia são potenciais alvos de produção, sendo preciso visitar cerca de 4 milhões de flores para produzir um kilo de mel


A produção de alguns alimentos e principalmente algumas frutas aumenta até 90 % com a existência de colmeias na área (ex: Amendoeira)

Abelha obreira é também chamada de Abelha operária